Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Green Delights - cozinha vegetariana, simples e saudável

Bem vindo ao blog! Este espaço é dedicado a receitas vegan e vegetarianas, simples, deliciosas e saudáveis (a maior parte das vezes...)! Vamos cozinhar?

Qua | 07.02.18

Thai Noodles com molho de amendoim

Thai noodles com molho de amendoim

Thai noodles com molho de amendoimE aqui está a receita da semana! Noodles com molho de amendoim! Eu adoro pratos de noodles, massa chinesa, etc.. É algo muito rápido de preparar, porque geralmente os noodles cozem entre 3-5 minutos e depois é só juntar-lhes os vegetais que estiverem disponíveis no frigorífico, talvez até tofu...e é uma delícia! Esta receita particular tem um twist que é este molho de manteiga de amendoim, com lima e tamari que na minha opinião combina na perfeição com os noodles! Para quem não sabe, o tamari é uma espécie de molho de soja mas sem glúten, por isso, caso não consigam encontrar tamari à venda, este pode perfeitamente ser substituído por molho de soja, o resultado é idêntico!

A receita do molho de amendoim foi adaptada do blog Minimalist Baker, podem ver a receita original aqui!

 

Thai noodles com molho de amendoim

Não se assustem com o tamanho da descrição da preparação da receita...são vários passos, mas muitos podem ser executados em simultâneo e são todos bastante simples! E, como é obvio, a receita pode ser adaptada e simplificada ao gosto de cada um...eu só deixo aqui a minha sugestão! Espero que experimentem, e que fiquem a adorar estes noodles, tal como eu!

Thai noodles com molho de amendoim

 

Ingredientes (para ~3 pessoas):

- 2 doses de noodles (sem ovo) (ou noodles de arroz para uma receita sem glúten)
- 2 cenouras 
- 1/4 couve coração
- 1 pimento vermelho

- 1 bloco de tofu

- 1 colher de chá de óleo de coco

- 1 colher de sopa de Tamari (ou molho de soja)

- bimis (substituível por brócolos)

- amendoins picados finamente

- cebolinho

 

Molho de amendoim:
1/2 cháv. manteiga de amendoim
2 colheres de sopa de tamari (ou molho de soja) 
sumo de 1 lima
2 colheres de sopa de açúcar de coco (ou açúcar mascavado)
2 dentes de alho

3-4 colheres de sopa de água quente

 

 

 

▪️ Envolva um bloco de tofu em papel aderente e pressione bem de modo a remover todo o excesso de água. Depois corte o bloco em cubos. Aqueça um tacho (de preferência antiaerente) em lume forte, com uma colher de chá de óleo de coco e adicione os cubos de tofu. Deixe cozinhar até os cubos ganharem uma camada dourada e depois vire-os, um a um, até ficarem uniformemente cozinhados. Adicione uma colher de sopa de tamari ou molho de soja, envolva bem com o tofu e de seguida retire os cubos do lume.

▪️ No mesmo tacho, pode acescentar mais um pouco de óleo de coco se necessário, e coloque os bimis a saltear (se possível, cubra o tacho para que os bimis cozinhem mais uniformemente). Reserve.

▪️ Entretanto prepare o molho de amendoim combinando todos os ingredientes numa taça e misturando bem. Acrescente a água quente apenas no fim e vá acrescentando aos poucos e mexendo até obter a consistência ideal.  Nesta fase pode provar o molho e ajustar os sabores.

▪️ Para cozer os noodles, basta colocá-los numa taça com água a ferver, tapar e esperar 5 minutos. Passado este tempo, escorrer a água e reservar.

▪️ Numa wook, ou numa sertã grande, adicionar um pouco de óleo de coco (cerca de meia colher de chá) e aquecer em lume forte. De seguida, adicione os vegetais: os pimentos, a cenoura e a couve, laminados finamente. Não é necessário cozinhar demasiado os vegetais, quando estes estiverem ligeiramente tostados, podemos adicionar os noodles cozidos e o molho de amendoim a gosto (o ideal é adicionar o molho aos poucos e ir envolvendo com os noodles e os legumes até ter a quantidade certa).

▪️ Sirva os noodles numa taça com os bimis e o tofu. Se desejar pode acrescentar ainda amendoins picados e cebolinho e está pronto!

 

Thai noodles com molho de amendoim

 

 

 

Subscrever