Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Green Delights - cozinha vegetariana, simples e saudável

Bem vindo ao blog! Este espaço é dedicado a receitas vegan e vegetarianas, simples, deliciosas e saudáveis (a maior parte das vezes...)! Vamos cozinhar?

Dom | 22.01.17

Tahini (pasta de sementes de sésamo)

Tahini é uma pasta de sementes de sésamo muito usada no médio oriente como complemento tanto para pratos doces como para salgados. Em Portugal encontra-se à venda em algumas lojas mas decidi experimentar fazer em casa a minha própria pasta de sementes de sésamo. Tem apenas 2 ingredientes essenciais, sementes de sésamo e óleo mas eu acrescentei também um pouco de água.

 

S_tahini (1)..jpg

 

 Ingredientes:

1/2 chávena de sementes de sésamo

2-3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de água (opcional)

 

Para fazer o tahini em primeiro lugar é preciso tostar as sementes de sésamo num tacho antiaderente. Vá mexendo as sementes por 2-3 minutos até adquirirem alguma cor. É importante não deixar que as sementes fiquem acastanhadas, elas queimam muito rápido! Ou então pode comprar sementes já tostadas e saltar este passo.

Depois adicione as sementes a um processador de alimentos e triture por cerca de 1 minuto. Adicione o azeite e continue a processar por mais 2-3 minutos. Acrescente um pouco de àgua, se a pasta tiver demasiado espessa. Continue a processar as sementes até adquirirem a consistência de um creme suave, se for necessário pode acrescentar mais um pouco de água. No fim pode ainda temperar com um pouco de sal se desejar.

 

Pode usar um processador de alimentos ou uma liquidificadora.

Para guardar o tahini basta mantê-lo fechado, num frasco de vidro, e pode ficar até um mês no frigorífico. 

 

Bons deleites!

Subscrever