Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Green Delights - cozinha vegetariana, simples e saudável

Bem vindo ao blog! Este espaço é dedicado a receitas vegan e vegetarianas, simples, deliciosas e saudáveis (a maior parte das vezes...)! Vamos cozinhar?

Ter | 12.12.17

Suspiros sem claras?! [4 ingredientes]

Suspiros vegan

 

Como assim suspiros sem claras? Eu sempre aprendi que a base de qualquer suspiro/ merengue são claras e açúcar... mas há outra alternativa, que para além de vegan é mais económica e evita desperdicios! Chama-se aquafaba, e não é nada mais nada menos do que a água da cozedura do grão-de-bico! Sim exatamente, grão-de-bico...e não, não se sente o sabor do grão, fica igualzinho aos suspiros "normais", eu prometo!

 

4 ingredientes - suspiros sem claras

Utilizei a água de um frasco de grão, por ser uma opção mais prática e rápida, mas se prefere cozer o seu próprio grão em água, também pode utilizar essa água para fazer suspiros, ou para utilizar em susbtituição das claras em diversas sobremesas! Incrivel não é?

Para que a aquafaba mantenha a sua forma, depois de batida, o segredo é utilizar cremor de tártaro, que se encontra à venda em hipermercados (na zona dos produtos para pastelaria) e é utilizado para suspiros, merengue, etc.! Em alternativa também pode acrescentar algumas gotas de sumo de limão, mas na minha opinião, o cremor de tártaro funciona bastante melhor neste caso!

 

suspiros sem claras

 

suspiros sem claras

 

Suspiros sem claras

 

Suspiros sem claras

 

 Ingredientes

▪️ 1 frasco (540g) de grão-de-bico cozido (~ 1 chávena de aquafaba)

▪️ 3/4 chávena de açúcar

▪️ 1/2 colher de chá de cremor de tártaro

▪️ 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

 

1. Comece por escorrer o grão-de-bico cozido, reservando apenas a água da cozedura.

2. Com uma batedeira elétrica, bata a água de cozedura do grão até formar picos suaves (como claras em castelo), pode demorar 10-15 minutos.

3. Acrescente o açúcar aos poucos e continue a bater.

4. Adicione o extrato de baunilha e o cremor de tártaro e bata até estar tudo incorporado.

5. Coloque o preparado num saco plástico e corte uma das extremidades (ou coloque num saco de pasteleiro), e forme os suspiros, num tabuleiro  forrado com papel vegetal.

6. Leve ao forno pré-aquecido a 100ºC, durante 1 hora e meia a duas horas. [De seguida desligue o forno, e deixe os suspiros dentro do forno durante mais 1 hora]

 

Bons deleites!

Subscrever