Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Green Delights - cozinha vegetariana, simples e saudável

Bem vindo ao blog! Este espaço é dedicado a receitas vegan e vegetarianas, simples, deliciosas e saudáveis (a maior parte das vezes...)! Vamos cozinhar?

Qua | 09.10.19

Pizza com cogumelos, rúcula e ... feijão branco?

Pizza vegan (com rúcula e feijão branco)

Eu sei, eu sei... Parece estranho usar feijão branco como base de uma pizza! Mas já não é a primeira vez que ponho feijão na pizza e acho que fica sempre surpreendentemente bom! A tradicionais pizzas "brancas" têm como base muito queijo e natas mas eu quis testar uma versão vegan e bem mais saudável, daí o feijão branco! E rúcula + cogumelos na pizza também fica sempre bem não é?

Se quiserem tornar esta receita mais simples, utilizem uma massa já feita que poupa bastante tempo! E é isto, espero que gostem desta pizza "branca" vegan!

Pizza vegan (com rúcula e feijão branco)

Pizza vegan (com rúcula e feijão branco)

 

INGREDIENTES:

Base:

1 chávena de farinha de trigo (sem fermento)

1 chávena de farinha de trigo integral

1 pitada de sal grosso (cerca de 3/4 colher de chá)

3/4 chávena de água morna

1 colher de chá de levedura seca

1 colher de sopa de azeite

 

Creme:

1 chávena de feijão branco cozido

1 colher de sopa de sumo limão

1 dente de alho

Sal e pimenta preta q.b.

Água (cerca de 2 colheres de sopa)

 

Toppings:

Cogumelos

Cebola

Rúcula

Alcaparras

Tomate desidratado

Pinhões

Fio de azeite

 

 

PREPARAÇÃO:

Misture a água morna com a levedura e deixe repousar 5 minutos. Entretanto, numa taça grande, misture as farinhas e o sal. Adicione a água com levedura às farinhas, assim como a azeite. Misture bem e de seguida transfira para uma superfície limpa com um pouco de farinha. Amasse a massa por cerca de 5 minutos. Coloque a massa numa taça limpa com um fio de azeite no fundo e cubra com um pano. Dexe a massa levedar por cerca de 2 horas, num local quente.

 

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Numa taça misture o feijão (cozido e escorrido) com sumo de limão, alho, sal e pimenta preta. Se necessário adicione também um pouco de água para tornar o creme menos espesso. Prove e ajuste sabores a gosto.

 

Coloque a massa novamente numa superficie limpa e com farinha. Estenda, com ajuda de um rolo até conseguir formar a pizza (de preferência co 0,5cm de espessura). Cubra a massa com o creme de feijão branco que preparou, deixando uma borda livre a toda a volta. Adicione ainda cogumelos laminados e cebola.

Coloque a pizza no forno por cerca de 15 minutos ou até estar com as extremidades tostadinhas. Retire do forno e adicione os restantes toppings: Tomate seco, alcaparras, rúcula, pinhões tostados.

Finalize com um fio de azeite e está pronta!

 

Pizza vegan (com rúcula e feijão branco)

Bons deleites!

Subscrever