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Green Delights

Seg | 14.05.18

Parmesão vegan

Parmesão vegan

 Quem já ouviu falar em parmesão vegan? A combinação destes ingredientes, cajús, levedura nutricional, alho em pó e sal, já não é nenhuma novidade no que toca a alternativas de queijo! Inclusive, já utilizei esta combinação quando fiz uma espécie de "mozarela" vegan para por numa belíssima pizza, podem espreitar essa receita aqui! A levedura nutricional, é uma levedura inativada, com um sabor ligeiramente amargo que incrivelmente cheira e sabe a queijo...é verdade! E ainda por cima contém vitamina B12, que geralmente é um nutriente que causa alguma preocupação a quem não consome carne e derivados, entre muitas outras vitaminas!

ingredientes- parmesão vegan

Parmesão vegan

Parmesão vegan

Para esclarecer, não, este "queijo" não derrete, nem fica em lascas como o queijo parmesão normal. Mas esta mistura, assemelha-se ao parmesão ralado no seu sabor, e por isso fica ótima por cima de pizzas, massas, gratinados, etc., e é muito simples de fazer! Por isso vale a pena manter um frasquinho destes no frigorífico para quando for preciso... vai dar jeito!Parmesão vegan

 

Ingredientes:

1/2 chávena de cajus

1/4 chávena de sementes de girassol*

3 colheres de sopa de levedura nutricional**

1/2 colher de chá de sal

1/4 colher de chá de alho em pó

 

* podem usar 3/4 chávena de cajus e omitir as sementes de girassol e vice-versa.

** caso não encontrem à venda levedura nutricional podem substituir por levedura de cerveja, apesar de o sabor ser diferente OU ver na nota abaixo onde comprar levedura nutricional.

 

Receita mais simples era impossível! Basta juntar todos os ingredientes num processador/ robot de cozinha e triturar até atingir a consistência desejada (tipo migalhas - como nas fotografias acima). Pessoalmente, prefiro triturar primeiro os cajus (ou, neste caso, os cajus e as sementes de girassol) e só depois adicionar os restantes ingredientes pulsando mais algumas vezes, mas penso que de qualquer das formas o resultado será idêntico!

Guarde num frasco com tampa ou num recipiente hermético, e o parmesão vegan conserva-se no frigorífico durante várias semanas!

 

Adicione o parmesão vegano a massas, pizzas, gratinados ou a molhos, como pesto, molho alfredo, etc.!

 Parmesão vegan

Este parmesão vegano não é uma receita original minha, mas sim uma junção de várias receitas, que acabam por ser sempre bastante semelhantes (esta combinação é só a minha favorita, claro), podem encontrar variações deste parmesão no maravilhoso blog Cocoon Cooks ou em Minimalist Baker, por exemplo!

 

Nota: Pode parecer desafiante encontrar levedura nutricional uma vez que esta não se encontra na maioria dos super e hipermercados, no entanto, não há razão para desesperar! Encontra-se em lojas de produtos naturais e saudáveis, como o celeiro, em mercados biológicos, ou em lojas online como o iHerb, por exemplo!