Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Green Delights - cozinha vegetariana, simples e saudável

Bem vindo ao blog! Este espaço é dedicado a receitas vegan e vegetarianas, simples, deliciosas e saudáveis (a maior parte das vezes...)! Vamos cozinhar?

Qui | 15.02.18

Papas de millet de café

Papas de millet de cafépapas de millet de café

 Desta vez, um pequeno almoço um bocadinho diferente...para variar das papas de aveia, desta vez trago uma receita de papas de millet! Quem ainda não conhece este cereal, também chamado de milho-painço, devia experimentar! Tem vários benefícios para a nossa saúde, especialmente por ser rico em fibras, então é um ótimo alimento para começar bem o dia! Deixo então aqui a minha sugestão de papas de millet com sabor a café! Para toppings escolhi, chocolate negro, avelãs, mirtilos e manteiga de amendoim... continua a manifestar-se o meu vício pela manteiga de amendoim, é verdade, mas prometo que esta combinação vale a pena!

papas de millet de café

papas de millet de café

 Para ingredientes sugiro abaixo duas versões, uma com millet (em grãos) e outra com flocos de millet! Se usar millet em grãos, estes demoram muito mais tempo a cozinhar, absorvem mais líquido por isso rendem mais, 1/2 chávena de millet deve dar para cerca de 2 pessoas, enquanto que o millet em flocos, cozinha muito mais rapidamente, fica com uma consistência mais semelhante às papas tradicionais, mais cremosa e menos pesada, por isso 1/2 chávena só dá para 1 pessoa... pelo menos para mim, agora claro que depende das quantidades que cada um gosta de comer ao pequeno-almoço! Em qualquer dos casos o resultado é igualmente delicioso na minha opinião!

ingredientes_papas de millet de café

 

Ingredientes (para 1-2 pessoas) :

- 1/2 chávena de millet (ou flocos de millet, ver nota abaixo)

- 1 chávena de água

- 1/2 chávena de bebida vegetal (utilizei bebida de soja)

- 1 café expresso

- 2 colheres de sopa de maple syrup (xarope de ácer ou agave)

- 2 colheres de chá de mistura solúvel de cereais (cevada, chicória e café) (opcional)

- 1/2 colher de chá de canela

 

Toppings:

- Mirtilos

- Chocolate negro

- Avelãs

- Manteiga de amendoim (100% natural)

 

Preparação:

 

 

Numa panela, coloque todos os ingredientes, à exceção da bebida vegetal, e deixar cozinhar em lume médio durante cerca de 12 minutos, ou até o millet absorver toda a água. De seguida, adicione a bebida vegetal e deixe cozinhar por mais 5-7 minutos, até o millet estar bem cozinhado. Prove e ajuste os sabores se necessário (se desejar, adicione uma pitada de sal rosa dos Himalaias para realçar os sabores). 

Coloque as papas de millet numa taça e adicione os toppings: avelãs, manteiga de amendoim natural e mirtilos (usei congelados que apenas aqueci no microondas por alguns segundos) e está pronto!

 

 

Nota: Os flocos de millet cozinham muito mais rápido do que os grãos, então se usar 1/2 chávena de flocos de millet só precisa de metade da quantidade de líquidos, ou seja 1/4 cháv. de água e 1/4 cháv. de bebida vegetal. Pode manter as quantidades de todos os restantes ingredientes e deixe cozinhar por apenas 5 minutos. Se tiver pouco tempo para preparar este pequeno-almoço ou se preferir as papas mais cremosas deve então usar os flocos de millet.

Resultado com flocos de millet:

Papas de flocos de millet com café

Bons deleites!

Subscrever