Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Green Delights - cozinha vegetariana, simples e saudável

Bem vindo ao blog! Este espaço é dedicado a receitas vegan e vegetarianas, simples, deliciosas e saudáveis (a maior parte das vezes...)! Vamos cozinhar?

Ter | 27.03.18

Pão entrançado de maçã e canela

Pão entrançado de maçã e canela

Uma receita típica de páscoa...pão doce! Mais específicamente, pão recheado com manteiga de maçã, canela e frutos secos...fofo e delicioso! Para a páscoa ou para outra altura qualquer...porque um docinho de vez em quando não faz mal a ninguém, sempre ouvi dizer! Recheei este pão com manteiga de maçã, canela, uvas passas e nozes, mas podem perfeitamente adaptar a receita a gosto...aposto que ficava ótima recheada com doce de frutos vermelhos e amêndoas laminadas por exemplo, ou até mesmo com creme de cacau e avelãs...nhamm... Ainda só experimentei esta versão e adorei, mas da próxima vez que fizer este pão doce entrançado experimento uma nova combinação de sabores e digo como correu! Espero que gostem! 

Pão entrançado de maçã e canelaPão entrançado de maçã e canela

 Pão entrançado de maçã e canelaMassa:

1 + 1/2 chávenas de água morna

1 saqueta de fermento de padeiro (~11g)

2 chávenas de farinha de trigo (com fermento)

2 chávenas de farinha de espelta*

3 colheres de sopa de margarina

3 colheres de sopa de açúcar de coco

3/4 colher de chá de sal

raspas de 1/2 limão (opcional)

+ farinha para amassar a massa (~1/4 - 1/2 chávena)

 

Recheio:

1/2 chávena de manteiga de maçã (ou doce de maçã a gosto)

3 colheres de sopa de açúcar de coco

2 colheres de sopa de canela

3 colheres de sopa de nozes picadas

2 colheres de sopa de uvas passas

 

Nota:

* pode fazer a massa só com 3 + 3/4 - 4 chávenas de farinha de trigo, omitindo a farinha de espelta

pão entrançada de maçã e canela

- Adicione a levedura à água morna e deixe repousar por 5 minutos

- Numa taça misture a margarina com o açúcar. Depois adicione a água com levedura, sal e raspas de limão (se desejar) e misture. Vá acrescentando a farinha aos poucos e misturando até obter uma massa consistente.

- Transfira a massa para uma superfície com farinha e amasse, até que a massa fique suave e elástica ( por aproximadamente 10 minutos).

- Coloque a massa novamente numa taça, untada com margarina ou óleo de coco, cubra com um pano (ou com película aderente) e deixe levedar por 45 minutos, num local quente.

 

- Corte a massa em 2 e repita 2 vezes todos os passos abaixo, para fazer 2 tranças com cerca de 30 x 12 cm (como está nas fotografias acima) ou então pode utilizar a massa toda de uma só vez e fazer uma trança maior, dependendo da forma que quiser utilizar.

- Estique a massa até formar um retângulo com aproximadamente meio cm de espessura. Cubra com uma boa camada de manteiga de maçã (ou doce de maçã). Numa taça misture o açúcar e a canela. Polvilhe esta mistura sobre a manteiga de maçã. Acrescente ainda nozes picadas e uvas passas a gosto (como na figura abaixo).

- Enrole a massa a partir dos lados maiores do retângulo, formando um rolo fino. Corte o rolo a meio em todo o comprimento. Vá cruzando as duas metades, formando uma trança. Adicione a trança a uma forma retangular, forrada com papel vegetal, volte a cubrir com um pano e deixe a massa crescer por mais 20 minutos, aproximadamente.

- Por fim, leve ao forno, a 180ºC, por 30-40 minutos. Deixe arrefecer e está pronto a servir!

 Pão entrançado de maçã e canela

 

 Receita adaptada do blog Baking a Moment, podes ver a receita original aqui!

 Pão entrançado de maçã e canela

Bons deleites!

2 comentários

Comentar post