Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Green Delights - cozinha vegetariana, simples e saudável

Bem vindo ao blog! Este espaço é dedicado a receitas vegan e vegetarianas, simples, deliciosas e saudáveis (a maior parte das vezes...)! Vamos cozinhar?

Qui | 09.08.18

O que eu como num dia #02 (vegan e saudável)

O que eu como num dia #02

Mais um video com o que eu como num dia, ou melhor dizendo, 1 dia de refeições vegan (sendo que obviamente eu não como o mesmo todos os dias)! Desta vez com refeições de verão, frescas, saudáveis e ricas em proteina! Espero que estas receitas, super simples, sirvam de inspiração a quem quer preparar mais refeições vegetarianas ou veganas ao longo do dia! Vê o vídeo no final deste post!

 

Pequeno-almoço: Smoothie bowl de manga

Smoothie bowl de manga

 

- 1/2 manga

- 1 banana congelada

- 1/2 laranja

- 1 colher de sopa de proteina vegetal (utilizei esta)

 

Topings:

- 2 colheres de sopa de granola (com pedaços de manga desidratada)

- 1 colher de sopa de amoras desidratadas

- folhas de menta

 

Fazer uma smoothie bowl não tem nada que saber! Basta triturar tudo num processador de alimentos ou numa liquidificadora (se o equipamento não for muito potente é preferível retirar a banana do congelador 10-15 minutos antes de utilizar), servir numa taça e decorar com os toppings desejados! 

Esta combinação de manga e laranja é perfeita agora para o Verão, aconselho a adicionarem a laranja inteira, e não só o sumo, para aumentar o teor de fibra, e está feito o pequeno-almoço!

 

Almoço: Tabbouleh de brócolos e sementes de cânhamo

Tabbouleh de brócolos e sementes de cânhamo

Para 3 pessoas:

1 couve brócolo (pequena) fresca 

1 cebola pequena

2 colheres de sopa de azeite

Sumo de 1 limão

Sal e pimenta (cerca de 1/4 colher de chá de cada)

6-8 tomates cereja

cebolinho q.b.

1/2 chávena de feijão frade cozido 

1/4 chávena de uvas passas

1/3 chávena de sementes de cânhamo

1 ramo de salsa fresca (opcional) 

 

Picar os brócolos e a cebola em pedaços pequeninos. Numa taça, misture os brócolos e cebola picados com azeite, sumo de limão, sal e pimenta. Mexa bem e deixe repousar durante pelo menos 10 minutos. Entretanto corte os tomates cereja em quatro e pique o cebolinho. Adicione aos brócolos todos os restantes ingredientes e sirva com salsa fresca.

 

Eu adoro este prato porque no segundo dia fica ainda melhor, então faço sempre uma grande taça deste tabbouleh, deixo no frigorífico et voilà, tenho almoço pronto para os três dias seguintes, sem sujar um único tacho! Já agora, tabbouleh é uma salada libanesa, geralmente feita com bulgur ou couscous, esta é uma versão um bocadinho mais saudável que eu adoro fazer, fresca e rica em proteína!

 

Lanche: Iogurte com manteiga de amêndoa e mirtilos

Iogurte vegetal com manteiga de amêndoa e mirtilos

150g de iogurte vegetal (utilizei natural não adoçado)

3 colheres de chá de compota de frutos vermelhos (de preferência com açúcares reduzidos)

3 colheres de chá de manteiga de amêndoa

3 colheres de sopa de mirtilos

 

No fundo de um copo coloque metade do iogurte e por cima adicione metade da compota e metade da manteiga de amêndoa.  Repita esta camada, adicionando o resto do iogurte, o resto da compota e o resto da manteiga de amêndoa. Finalize com mirtilos, frescos ou congelados, e está pronto!

 Muitas vezes o meu lanche no verão é só fruta, muita fruta, mas aqui quis trazer uma sugestão um bocadinho diferente! Uma espécie de parfaits mas bem saudáveis e frescos... é uma combinação muito simples mas deliciosa eu prometo!

 

Jantar: Gnocchi de batata com cogumelos e tomate seco

Gnocchi com cogumelos e tomate seco

Para duas pessoas:

500g de gnocchis de batata (usei pré-feitos)

250g de cogumelos marron

4-5 tomates secos em azeite (utilizo estes)

1-2 dentes de alho

Manjericão fresco q.b.

 

Num tacho, em lume forte, adicionar um fio de azeite e os gnocchi. Vá mexendo regularmente até ficarem tostadinhos. Depois adicione os cogumelos laminados e novamente mexa até estes estarem cozinhados. Por fim adicione os tomates secos cortados em pedaços pequenos e o alho bem picadinho e deixe cozinhar mais 3 minutos. Sirva com manjericão fresco.

 

 Vê o video aqui:

 

 

 

Bons deleites!