Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Green Delights - cozinha vegetariana, simples e saudável

Bem vindo ao blog! Este espaço é dedicado a receitas vegan e vegetarianas, simples, deliciosas e saudáveis (a maior parte das vezes...)! Vamos cozinhar?

Seg | 06.08.18

Gelado de matcha, menta e chocolate

Gelado de matcha, menta e chocolate (vegan)

Haverá solução melhor para este calor do que um geladinho fresquinho? Bem aqui está a receita da semana, gelado vegan de matcha e menta com pedacinhos de chocolate negro! Para quem ainda não conhece o matcha, já fiz um post só sobre este chá, podem saber mais sobre ele aqui, no entanto, se não ainda não tiverem matcha na despensa, não se preocupem, podem fazer na mesma este gelado, só os sabores da menta e do chocolate! Porque, vamos admitir, a combinação melhor de menta e chocolate já é absolutamente maravilhosa por si só, o matcha só lhe dá um toquezinho ainda mais especial!

Já tinha testado outras receitas de gelados vegan, geralmente com base de fruta congelada ou leite de coco, mas nunca tinha ficado completamente satisfeita com o sabor e textura... Agora este gelado, este sim ficou absolutamente incrivel! Na minha opinião, até melhor do que os gelados de supermercado. Com uma textura super cremosa e simplesmente delicioso! 

Gelado de matcha, menta e chocolate

Receita adaptada do gelado menta e brownie de Minimalist Baker!

Gelado de matcha, menta e chocolate (vegan)

 

Ingredientes: 

1+ ½ chávenas de cajus (demolhados) (~200g)

1 lata de leite de coco*

½ chávena de folhas de menta

1 colher de chá de matcha (usei matcha com sabor menta)

¼ chávena de açúcar amarelo

¼ chávena de geleia de arroz (ou outro adoçante líquido)

3 colheres de sopa de óleo de coco derretido

½ colher de chá de extrato de baunilha

50g de pedaços/raspas de chocolate negro (75% cacau)

 

 * Nota: deve utilizar leite de coco normal, e não leite de coco light, para ficar com uma textura mais cremosa.

 

Na noite anterior à preparação do gelado (ou com 8 horas de antecedência), deixe os cajus em água, a demolhar, e deixe no congelador uma taça com tampa para depois colocar o gelado.

Misture todos os ingredientes, à exceção das pepitas de chocolate, numa liquidificadora e triture até ficar suave e cremoso (cerca de 5 minutos). Verta esta mistura para a taça gelada, adicione os pedacinhos de chocolate negro e coloque no congelador.

De 15 em 15 minutos, durante as primeiras 2 horas de congelação, retire a taça do congelador e mexa o gelado (esta etapa é importante para o gelado ficar mais cremoso, se tiver um robot de cozinha ou uma máquina de fazer gelados, pode usá-la nesta etapa, em vez de mexer manualmente). Deixe o gelado no congelador durante, pelo menos, 6 horas. Retire 10-15 minutos antes de servir.

 

Sugestão: decorar cones de bolacha com chocolate negro derretido e pistáchios picados, como nas fotografias acima. Deixe o chocolate solidificar e depois sirva os cones com uma bola do gelado de matcha, menta e chocolate.

 

Gelado de matcha, menta e chocolate (vegan)

Bons deleites!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.