Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Green Delights - cozinha vegetariana, simples e saudável

Bem vindo ao blog! Este espaço é dedicado a receitas vegan e vegetarianas, simples, deliciosas e saudáveis (a maior parte das vezes...)! Vamos cozinhar?

Sex | 20.04.18

Especiarias - as 5 indispensáveis!

especiarias

 Especiarias... os ingredientes que fazem falta em qualquer cozinha! São essenciais para o sabor de qualquer prato e ainda por cima, só fazem bem à saúde! Para além de ajudarem a reduzirmos a quantidade de sal que adicionamos aos alimentos algumas ainda possuem propriedades anti-inflamatórias, anti-bacterianas, antioxidantes e por aí em diante...

Sendo estes ingredientes tão maravilhosos, hoje decidi falar só sobre especiarias, e sobre as minhas especiarias favoritas...Especiarias em pó, não confundir com ervas aromáticas, essas ficam para outra altura... 

especiarias

 

E o meu top 5 é....

- Paprika

- Gengibre em pó

- Alho em pó

- Açafrão/ Curcuma

- Canela

 

É verdade, estas 5 são as especiarias que não podem faltar cá em casa, com estas 5, com sal (de preferência sal dos himalaias) e um moinho com pimenta preta temos tudo o que preciso para dar sabor a qualquer prato! Para ser sincera acho que quanto mais especiarias melhor por isso não vou negar que tenho um armário de especiarias com bastante variedade... costumo cozinhar essencialmente com estas 5, mas também gosto de usar noz-moscada, pimenta cayene, pimentão doce defumado, estragão, caril e por aí em diante... De qualquer forma, especialmente para quem está agora a começar a aventurar-se na cozinha penso que estas 5 já são mais do que suficientes!

 

 Para os mais curiosos deixo aqui algumas propriedades benéficas destas especiarias e ideias de como usá-las:

 

GENGIBRE:

 

Um chá de gengibre e limão é das minhas bebidas favoritas, frio ou quente, sabe sempre bem... E a verdade é que para além de saber bem também nos faz bem!

 

Benefícios: o gengibre é conhecido por ajudar a emagrecer uma vez que tem a capacidade de acelerar o nosso metabolismo, aumentando assim a queima de gordura ! Por isso é que é tão popular beber logo pela manhã água com limão e gengibre, para quem tem um metabolismo lento ou para quem quer perder peso, pode estar aqui um bom aliado! Para além disso também auxilia a digestão uma vez que relaxa o sistema digestivo e combate sintomas como nauseas, vómitos, azia e gases intestinais. Por fim esta raiz tem ainda propriedades anti-bacterianas, antioxidantes, anticoagulantes e anti-inflamatórias, ou seja, ajuda a combater ou a prevenir gripes, tosse, infeções respiratórias, dores musculares, artrites, entre outros!

 

Esta raiz, de origem asiática, encontra-se à venda em qualquer hipermercado, fresca ou em pó e tem um sabor intenso e apimentado. É das especiarias mais versáteis pois fica ótima em  pratos de noodles, legumes salteados, em sopas, chás, bolachas e bolos... 

Receitas com gengibre: chamuças indianas de lentilhascaril de legumessopa de abóbora e açafrãobolachinhas de gengibre.

 

 

AÇAFRÃO/ CURCUMA:

 

Parece-me que há uma confusão em termos de nomenclatura no que toca a açafrão, açafrão-das-indias, curcuma,... Vou tentar esclarecer, o que tem mais propriedades benéficas para a nossa saúde é uma raiz, parecida ao gengibre mas bem mais cor-de-laranja por dentro, e chama-se curcuma (em inglês turmeric) ou açafrão-das-indias e é desta especiaria que eu estou a falar aqui! Também existe o açafrão (do inglês saffron) que vem dos estigmas de uma flor.

Agora que temos a nomenclatura resolvida vamos falar de benefícios...e que benefícios eu tenho para falar! Esta é a especiaria sobre a qual já se fizeram mais estudos provavelmente e é realmente incrível! Peço desculpa porque este post vai ficar demasiado longo mas realmente não posso deixar de mencionar estas propriedades maravilhosas...

 

Benefícios: Para começar a curcuma pode ser um grande aliado na perda/ manutenção de peso uma vez que por um lado reduz as células de gordura acumulada e por outro também melhora a nossa digestão. Também pode reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue e reduzir o risco de doenças cardíacas pois inibe a oxidação do colesterol no organismo - devido às duas propriedades antioxidantes. Mas, a caracteristica mais importante desta raiz, a meu ver, são as suas propriedades anti-inflamatórias... e não só não tem os efeitos adversos dos medicamentos anti-inflamatórios (que geralmente são muito agressivos e podem causar úlceras - a curcuma, pelo contrário, até protege os órgãos do sistema digestivo) como ainda por cima pensa-se que é um dos agentes anti-inflamatórios mais eficazes do mundo (isso mesmo, é melhor adicionar curcuma à comida do que tomar uma aspirina ou um ipobrufeno)! A grande doença deste século, o cancro, está intrinsecamente associada a toxinas pró-inflamatórias que são produzidas pelas nossas células, e vários estudos comprovam que o consumo de curcuma, ao reduzir a inflamação, reduz a incidência de diferentes tipos de cancro, como cancro da próstata, cancro da mama, cancro do cólon, cancro do estômago, entre outros. Estudos também têm vindo a associar o consumo de curcuma com a prevenção do aparecimento da diabetes tipo II, pois o seu consumo diário reduz os níveis de açúcar no sangue e pode até reverter a resistência à insulina. Também pode ter efeitos benéficos em outras doenças como artrite...e por aí em diante... a lista de benefícios continua por aí, deixo aqui o que penso ser mais importante, se quiserem saber mais só sobre a curcuma e os seus benefícios digam-me que eu escrevo um post sobre isso!

 

A curcuma pode ser usada em legumes grelhados e salteados, sopas, pode ser adicionada ao húmus, ao arroz, etc...e até pode ser usada em pratos doces e bebidas como papas de aveia, papas de quinoa, smoothies, leite dourado (ou golden milk), entre outros.

Receitas com açafrão: omeletes de grãosopa de abóbora e açafrãocaril de legumes + arroz de açafrãochamuças indianas de lentilhas.

DICA: quando cozinhar com curcuma, adicione também uma pitada de pimenta preta uma vez que esta ajuda à sua absorção!

 especiarias

ALHO:

 

Benefícios: O alho contém um composto chamado Alicina que tem propriedades medicinais, como por exemplo, ajuda à digestão através da estimulação da produção de àcido gástrico. Por outro lado também é ótimo para o nosso sistema imunitário pelas suas propriedades antissépticas e antibacterianas, estudos demonstraram que a adição de alho à nossa dieta reduz eficazmente a probabilidade de ficarmos com uma gripe! Para além disto o alho ainda aparenta melhorar a pressão sanguínea e os níveis de colesterol.

 

Para além disto tudo ainda é delicioso... em pó, cru ou cozinhado, complementa na perfeição inúmeros pratos salgados, por isso porque não começar a juntar mais alho às nossas refeições?

Receitas com alho: omelete de grãopizza com queijo mozarela veganfalafels + molho de tahinimassa com pesto de ervilhas"vieiras" em manteiga, alho e limãoThai noodles com molho de amendoim, etc.

 

CANELA:

 

Continuando agora com uma especiaria mais associada a pratos doces! Não é que a canela não possa ser utilizada em pratos salgados, encontra-se muitas vezes em receitas de caril ou a acompanhar batata doce ou abóbora assada... mas ainda assim, quando se fala em canela os doces predominam! Já não consigo fazer as minhas papas de aveia de manhã ou um pudim de chia sem adicionar uma pitadinha de canela...

Benefícios: A canela tem compostos que já são usados com fins medicinais desde há muitos anos atrás. Não me vou alongar muitos mas esta tem propriedades antimicrobianas, antifúngicas, antioxidantes e anti-inflamatórias, são capazes de reduzir os niveis de colesterol total e a pressão arterial elevada. Também pode ter efeitos antidiabéticos, diminuir o risco de cancro e proteger a função cerebral.

 

Receitas com canela: pudim de chia com frutos secos, banana e canelabolachinhas de gengibrepão entrançado de maçã e canelamanteiga de maçãpapas de aveia de maçã e canelamuffins de curgete e mirtilosgranola simples, papas de millet de café.

 

 

PAPRIKA:

 

Por fim temos possivelmente a minha especiaria favorita... haverá melhor coisa no mundo do que batatas no forno com paprika e óregãos? Duvido...adiciono sempre paprika a assados, molho de tomate, hambúrgueres e almôndegas veggie, etc.

 

Benefícios: A paprika é rica em vitamina A que é importantíssima para a nossa saúde ocular. É ainda rica em compostos antioxidantes, como os carotenóides que evitam o stress oxidativo, prevenindo assim o aparecimento de doenças cardiovasculares! Também tem um papel importante a auxiliar a nossa digestão.

 

Receitas com paprika: almôndegas de lentilhassopa de abóbora e açafrãoquinoa com grão-de-bico no forno e tomates cerejapizza com queijo mozarela veganhambúrgueres de feijão pretochamuças indianas de lentilhas

 

 

Não se esqueçam de adicionar muitas especiarias aos próximos cozinhados e...

Bons deleites!

2 comentários

Comentar post