Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Green Delights - cozinha vegetariana, simples e saudável

Bem vindo ao blog! Este espaço é dedicado a receitas vegan e vegetarianas, simples, deliciosas e saudáveis (a maior parte das vezes...)! Vamos cozinhar?

Qui | 17.01.19

Copos de "Tiramisú" vegan

Copos de Tiramisú vegan

copos de Tiramisú vegan

Foi a primeira fotografia deste ano no meu instagram e agora cá está, conforme pedido, a receita! Na verdade, esta receita não é bem bem um tiramisú porque não vamos utilizar ingredientes chave como os ovos, o queijo mascarpone ou os biscoitos de champagne, que fazem parte de um clássico tiramisú, mas o que interessa é o sabor...E o sabor deste creme junto com o bolo molhado em café e rum, só me faz lembrar uma coisa, e é claramente tiramisú...E que deliciosos são estes copinhos de tiramisú vegan, disso eu tenho a certeza!

Como se pode ver abaixo, esta receita tem vários componentes e vários ingredientes, mas está tudo descrito passo-a-passo e se lerem bem vão ver que não é assim tão complicado! Implica fazer um bolo simples, para substituir os clássicos biscoitos de champagne (pelo menos nunca encontrei estes biscoitos em versão vegan, e também acho que fica mais saboroso com o bolo), e para o bolo segui uma receita do blog avantgardevegan. Fiz ainda um creme à base de natas de soja e "queijo" creme vegan, um molho simples de chocolate, e a mistura de café e rum para embeber o bolo. São estes 4 componentes que em conjunto funcionam lindamente bem e que provam que este "tiramisú" vegan é delicioso e vale muito a pena experimentar!

Copos de Tiramisú vegan

 

Ingredientes (para 5 doses)

 

Creme:

150g de queijo creme vegan

50g de açúcar em pó

1/2 colher de chá de aroma de baunilha

1 + 1/2 colheres de sopa de rum

1 colher de sopa de café expresso 

150g de natas de soja para bater

1/2 colher de chá de agar agar*

1/4 chávena de água

 

Nota: O agar-agar funciona como agente gelificante e torna o creme mais consistente, mas pode omitir este ingrediente se preferir um creme menos espesso.

 

Molho de chocolate:

60g chocolate negro

30g natas de soja

 

Outros:

Bolo esponja* OU biscoitos de champanhe (para uma versão não-vegan)

2 colheres de sopa de café expresso

2 colheres de sopa de açúcar de coco

1 colher de sopa de rum

+ Alfarroba em pó (ou cacau em pó) para polvilhar

 

 

*Bolo ( receita original em avantgardevegan)

1/2 chávena bebida vegetal

1/2 colher de sopa de vinagre de sidra

1/2 colher de chá de aroma de baunilha

1/8 chávena margarina vegan

110g farinha de trigo com fermento

1/2 chávena de açúcar amarelo

1 pitada de sal

 

PREPARAÇÃO:

 

Para o creme:

Comece por bater o queijo creme e o açúcar em pó com uma batedeira elétrica. Depois adicione a baunilha, o café, o rum e as natas de soja e bata tudo até ficar homogéneo. Entretanto num tachinho em lume médio-forte dissolva o agar-agar em água, e vá mexendo até ferver, durante cerca de 3 minutos. De seguida desligue o lume e continue a mexer por mais 2-3 minutos para o agar arrefecer ligeiramente. Por fim, misture o gel de agar com os restantes ingredientes e continue a bater com a batedeira elétrica mais 2 minutos.

Deixe o creme no frigorífico até à hora de servir.

 

Para o chocolate:

Num tacho, em lume médio, misture o chocolate negro com as natas de soja e vá mexendo até obter uma mistura homogénea. Retire do lume, deixe arrefecer por 2-3 minutos e está pronto.

 

Para o bolo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa taça misture os ingredientes secos (farinha, açúcar amarelo e sal). Num tacho, em lume brando, misture os ingredientes líquidos (bebida vegetal, vinagre, baunilha e margarina). Quando a margarina estiver derretida, misture os ingredientes líquidos com os ingredientes sólidos. Verta o preparado num tabuleiro quadrado (25x25cm) forrado com papel vegetal e leve o bolo ao forno durante 12-15 minutos.

Deixe arrefecer totalmente e corte o bolo em pequenas tiras.

 

Outros:

Numa taça misture o café expresso com o açúcar de coco e o rum.

Para montar os copos de tiramisú, comece por passar as tiras de bolo pela mistura de café e coloque-as no fundo de um copo. Cubra com uma generosa camada de creme. Sobre o creme coloque 1-2 colheres do molho de chocolate e repita, adicionando mais uma camada de bolo embebido em café e mais uma camada de creme. Finalize polvilhando os copos com alfarroba ou cacau em pó.

 

Copos de Tiramisú vegan

Bons deleites!

 

Subscrever

2 comentários

Comentar post