Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Green Delights - cozinha vegetariana, simples e saudável

Bem vindo ao blog! Este espaço é dedicado a receitas vegan e vegetarianas, simples, deliciosas e saudáveis (a maior parte das vezes...)! Vamos cozinhar?

Qua | 23.08.17

Banoffee - Tarte de banana e coco

 

IMG_8181.JPG

Banoffee pie ▶️ recipe in english!

IMG_8185..jpg

IMG_8217..jpg

Já há muito tempo que queria experimentar fazer esta famosa tarte britânica! A versão original desta tarte tem como ingredientes principais leite condensado, banana e natas!  Como é obvio encontrei a receita ideal para "veganizar" todos estes componentes e ainda, tornar esta sobremesa ligeiramente mais saudável! A receita foi adaptada do livro My New Roots de Sarah Britton e é simplesmente irresistível! Com uma crosta crocante de amêndoa e aveia, uma camada de caramelo de tâmaras, natas de coco e é claro, o meu ingrediente favorito... bananas! 

IMG_8131.JPG

 

IMG_8137.JPG

 

IMG_8142.JPG

 

IMG_8155.JPG

 

IMG_8195.JPG

 

Base:

1/2 chávena amêndoas (78 g)

2 chávenas flocos de aveia (200 g)

1/2 colher de chá de canela

1/4 colher de chá de sal

1/4 chávena óleo de coco (derretido) (60 ml)

2 colheres de sopa xarope de ácer (ou agave) (30 ml) 

1 1/2 colheres de sopa água (23 ml)

 

Caramelo de tâmaras:

1 1/2 chávenas de tâmaras (340g)

3 colheres de sopa de manteiga de amendoim (45 ml)

1 colher de sopa de sumo de limão (5 ml)

1/2 colher de chá de essencia de baunilha (opcional)

1 pitada de sal fino

 

Toppings:

2 bananas médias

2 latas de leite de coco (refrigerado)

1 pedaço de chocolate negro ralado (12g)

Opcional: + 2 bananas caramelizadas (com 1 colher de chá de manteiga e 1 colher de chá de açúcar mascavado)

 

Coloque as latas de leite de coco no frigorífico (durante 12 horas no mínimo) para que o creme do coco solidifique - isto só acontece com o leite de coco normal, não funciona com leite de coco light já que este tem uma percentagem menor de gordura.

 

Base: Pré-aqueça o forno a 190ºC. Num processador de alimentos, pique grosseiramente as amêndoas. Depois acrescente a aveia, a canela e o sal e pique tudo novamente. Acrescente o óleo de coco derretido, o xarope de ácer (maple syrup) e a água e misture tudo muito bem. Se a mistura ainda estiver muito seca adicione mais 1 ou 2 colheres de sopa de água e misture novamente.

Espalhe a mistura numa tarteira com fundo amovível (ou se não tiver uma forma com fundo amovível, coloque numa tarteira normal barrada com óleo de coco ou margarina e forrada com papel vegetal no fundo). Com as mãos pressione a mixtura para que fique distribuida uniformemente no fundo e nas laterais da forma. Pique a base com um garfo algumas vezes e leve ao forno durante 14 minutos.

 Retire da forma e deixe arrefecer por alguns minutos enquanto prepara o recheio.

 

Caramelo de tâmaras: Retire os caroços às tamaras, e coloque-as numa taça com água a quente durante 10-15 minutos para ficarem mais moles e fáceis de triturar. Passado este tempo escorra as tâmaras mas reserve a água. Triture as tâmaras até formarem uma pasta e depois adicione a manteiga de amendoim, o sumo de limão, baunilha e uma pitada de sal. Se a mistura estiver demasiado espessa adicione um pouco da água em que demolhou as tâmaras e triture novamente (eu adicionei cerca de 1/4 chávena de água).

 

Natas de coco: Retire do frigorifico as latas de coco, sem agitar! O creme do leite já se deve ter separado da água, por isso ao abrir a lata temos um creme bem espesso á superfície e um líquido transparente no fundo. Com uma colher transferimos apenas o creme para uma taça e descartamos a água. Com uma batedeira elétrica, ou manualmente, bata o creme de coco até ficar com uma consistência semelhante a natas batidas (2 minutos).

 

Quando a base da tarte tiver arrefecido adicione o caramelo de tâmaras e espalhe bem. Depois corte 2 bananas médias em rodelas e disponha-as por cima do caramelo. Cubra as bananas com as natas de coco preparadas anteriormente. Com um ralador, raspe um pedaço de chocolate negro (12g) e espalhe as raspas sobre a tarte.

 

Bananas caramelizadas (opcional): Corte mais duas bananas, desta vez, em vez que cortar em rodelas, cortei as bananas longitudalmente. Aqueça em lume forte uma sertã anti-aderente com uma colher de chá de margarina. Espalhe as bananas na sertã e polvilhe com açúcar mascavado. Deixe grelhar dos dois lados e depois retire do lume e deixe arrefecer uns minutos. Decore a tarte com as bananas caramelizadas.

 

Bons deleites!

 

Subscrever