Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Green Delights - cozinha vegetariana, simples e saudável

Bem vindo ao blog! Este espaço é dedicado a receitas vegan e vegetarianas, simples, deliciosas e saudáveis (a maior parte das vezes...)! Vamos cozinhar?

Qua | 18.12.19

Arroz de cogumelos no forno (#5receitasparaestenatal)

Arroz de cogumelos no forno

Arroz de cogumelos no forno é a terceira receita desta semana. Simples, saudável e vai ficar bem em qualquer mesa este Natal!

O ingrediente mais "diferente" que encontram nesta receita é mesmo o chouriço vegan, feito à base de seitan, se preferirem podem fazer o arroz no forno sem este ingrediente, mas eu aconselho a experimentares com, dá muito sabor ao prato e faz com que fique a parecer um arroz de pato sem pato! Eu escrevi que a receita dá para 6 doses, mas são doses muito bem servidas, se utilizarem este arroz de forno como acompanhamento podem contar com umas 9 doses à vontade!

Espero que gostem deste arroz de legumes no forno, perfeito para o jantar de natal vegetariano! E se experimentarem, não se esqueçam de partilhar o vosso feedback é claro! Fico à espera de encontrar as vossas reciações com a #5receitasparaestenatal 🎄🥰

Arroz de cogumelos no forno

Arroz de cogumelos no forno

Arroz de cogumelos no forno - ingredientes

 

INGREDIENTES (para 6 doses):

1 cebola

1 fio de azeite

2 dentes de alho

1 alho-francês (~190g)

250g cogumelos*

1 chávena de feijão manteiga

1 + 1/2 chávenas de arroz

2-3 folhas de louro 

1/4 colher de chá de cominhos

1/2 colher de chá de sal

1/4 colher de chá de pimenta preta

1/2 chouriço vegetal

 

 

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Comece por picar a cebola e os alhos. Numa panela coloque a cebola e o alho a refugar com um fio de azeite. Quando a cebola começar a ficar translúcida adicione o alho-francês cortado em rodelas. De seguida adicione os cogumelos laminados grosseiramente (aqui utilizei cogumelos marron, mas pode usar os que preferir) e por fim, o feijão manteiga.

Quando os vegetais estiverem salteados, adicione 1 chávena e meia de arroz juntamente com 3 chávenas de água bem quente. Tempere com folhas de louro , sal, pimenta e cominhos. Deixe cozinhar por alguns minutos e de seguida transfira a mistura para uma travessa própria para ir ao forno.

Cubra com rodelas de chouriço vegetal e leve ao forno por cerca de 10 minutos.

 

________________________________________________________________________

Valores nutricionais (~por dose)

170 kcal | 10 g Proteína | 23 g Hidratos de Carbono | 3 g Gorduras

Arroz de cogumelos no forno

Bons deleites!

Subscrever