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Green Delights - cozinha vegetariana, simples e saudável

Bem vindo ao blog! Este espaço é dedicado a receitas vegan e vegetarianas, simples, deliciosas e saudáveis (a maior parte das vezes...)! Vamos cozinhar?

Ter | 20.02.18

Alternativas (mais saudáveis) ao açúcar refinado

substitutos ao açúcar refinado

Uma alimentação saudável não implica abdicar de doces, pode significar apenas fazer algumas substituições e optar por adoçantes naturais mais saudáveis para evitar o tradicional açúcar refinado! A questão é...porque é que não devemos consumir o açúcar branco? Bem, este é um produto tão refinado que não tem tem qualquer conteúdo nutricional, ou seja, são apenas calorias vazias sem vitaminas nem minerais e para além disto este açúcar tem um indice glicémico bastante elevado o que significa que é absorvido extremamente rápido pelo nosso organismo o que causa picos elevados de glicémia seguidos de quebras, provocando uma adição constante. Este hidrato de carbono, ao invés de nutrir o corpo pode até interferir com processos metabólicos e impedir a correta absorção de nutrientes. 

Posto isto, deixando o açúcar branco de parte (esse fica só para muito de vez em quando!) há vários adoçantes mais naturais e por isso mais saudáveis que podemos utilizar no nosso dia-a-dia! Por isso deixo aqui o meu top 4 de alternativas saudáveis ao açúcar refinado:

alternativas ao açúcar refinado

 

  1. Maple Syrup (ou xarope de ácer)
  2. Açúcar de coco
  3. Geleia de arroz
  4. Tâmaras

Há muitos outros substitutos do açúcar branco, como o agave ou a stevia, mas estes quatro são os meus favoritos! O açúcar amarelo é também um produto menos refinado que o açúcar branco e por isso conserva alguns nutrientes mas, ainda assim, não é a alternativa mais saudável...

 

Tâmaras

 

Começando pelo fim…Tâmaras! Nunca fui a maior fã do sabor este fruto por si só, mas quando comecei a utilizar tâmaras trituradas para fazer caramelo, brownies, bolinhas energéticas, barrinhas de cereais e afins fiquei rendida! Têm um elevado teor de açúcares naturais e quando trituradas formam uma pasta espessa bem docinha!

Alguns exemplos de receitas utilizando pasta de tâmaras são estas Barrinhas de granola, estes Brownies de chocolate ou até estas Bolinhas energéticas!

 

geleia de arroz, é bastante viscosa, assemelhando-se bastante ao mel na sua textura (mas nada a ver no que toca ao sabor!). É obtida a partir da fermentação de arroz integral e é um adoçante de absorção lenta, mantendo os níveis de glucose no sangue mais estáveis comparativamente a outas geleias e xaropes. Não é extremamente doce e tem um sabor bastante subtil!

A geleia de arroz é muito versátil, pode ser utilizada em sobremesas, granolas, etc. mas um exemplo de uma receita com este adoçante são estas saudáveis mini cheesecakes de morango!

 

Açúcar de coco

 

O açúcar de coco é obtido a partir da seiva das flores do coqueiro. Está cada vez mais presente nas prateleiras dos hipermercados e cada vez a preços mais acessíveis! A sua cor e sabor assemelham-se a açúcar mascavado, e por ser granulado é o mais fácil de utilizar para substituir diretamente o açúcar branco, nas mesmas proporções, nas receitas do dia-a-dia! Tem um sabor acentuado a caramelo e é rico em potássio e ferro!

 

 

Por fim…o maple syrup (ou xarope de ácer)! Tenho de admitir que esté é talvez o meu favorito...mesmo que não seja o mais saudável! O maple syrup vem do Canadá e é um xarope, menos viscoso e mais doce do que a geleia de arroz, com um sabor bem intenso! Deve ser consumido em moderação pois o seu índice glicémico é mais alto do que o de outros adoçantes, mas também é rico em minerais como o zinco! Gosto de adicionar às minhas papas de aveia ou panquecas pela manhã, ou utilizar em sobremesas, como esta tarte de matcha!

 

 

Não resisto a referir um quinto substituto do açúcar que é… a FRUTA! Esta contém um tipo de açúcar, chamado de frutose e por isso todos os frutos são naturalmente adocicados! Frutos mais doces, como bananas (quanto mais maduras melhor!) são ótimos para incluir em bolos, panquecas, papas de aveia, etc.! As opções são infinitas…E o conteúdo nutricional da fruta é claramente mais elevado do que o de outros adoçantes como geleias e xaropes.

 

Assim, torna-se evidente que é cada vez mais fácil reduzir ou até mesmo excluir o açúcar branco refinado das nossas dietas! Vale mesmo a pena experimentar estas alternativas mais saudáveis!

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