Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Green Delights

Ter | 21.11.17

Superalimentos: O chá Matcha

chá matcha

 Mas afinal o que é o matcha, este chá de que tanto se fala? A sua popularidade tem vindo a aumentar pelos seus benefícios para a saúde, pela sua cor verde intensa ou até pela sua versatilidade em chás, gelados, bolos, etc.

O matcha é obtido a partir das folhas mais jovens do chá verde, de plantações de camellia sinensis (planta de onde é extraído chá verde e chá preto), que são trituradas e reduzidas a um pó fino. 

chá matcha

Este chá, originário do Japão, é associado a uma cerimónia que consiste em preparar, servir e beber o macha. Normalmente utiliza-se um conjunto de 3 peças para a preparação do Matcha: um batedor (chasen), uma tigela (chawan) e uma colher (chashaku), como os que estão na fotografia acima, mas também pode ser preparado sem recorrer a estes utensílios.

Para preparar este chá sem os utensílios basta peneirar uma colher deste pó para uma taça, adicionar um pouco de água quente, mexer bem e depois juntar o resto de água. Devido ao seu sabor intenso, fica perfeito quando combinado com alguma bebida vegetal, como leite de coco, ou leite de amêndoa, mas isso fica ao gosto de cada um!

 

chá matcha

chá matcha

 

Passando agora para os benefícios do matcha...Este chá é muito associado à perda de peso mas esse não é o único efeito benéfico do matcha para a nossa saúde! É potenciador da perda de peso pela sua capacidade de aceleração do metabolismo, mas é também extremamente rico em antioxidantes (pode ter 137x mais antioxidantes que o chá verde normal), energizante e anti-stress (pois contêm L-teanina, um composto associado ao relaxamento e alívio do stress). Alguns estudos sugerem ainda que pode auxiliar na redução do colesterol LDL, prevenção do cancro, entre outros. Sem dúvida que ainda há muito mais para descobrir sobre este chá, mas os seus benefícios são inegáveis!

Este chá pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou em lojas online, mas infelizmente o seu preço é bastante mais elevado do que o dos restantes chás. Ainda assim, fica a sugestão para disfrutarem deste maravilhoso chá...vale mesmo a pena!

 

Bons deleites!

chá matcha

 

3 comentários

Comentar post